Escolha não sofrer

Sabia que o sofrimento é uma escolha?

Escolhemos permanecer no sofrimento quando algo em um determinado momento nos faz mal, nos machuca emocionalmente, mas decidimos carregar essa dor vida afora.

E isso acontece por vários mecanismos mentais, como as crenças limitantes do tipo ‘a vida é sofrimento’, ‘nada dá certo pra mim’, ‘eu mereço sofrer’ … Viver no passado, remoendo as situações dolorosas sem conseguir dar a elas um lugar no nosso coração, sem aceitar que elas fizeram parte da nossa experiência mas que, não podendo ser apagadas, devem ser ressignificadas. Mas também viver pensando no futuro, se angustiando por coisas que muito provavelmente nem vão acontecer, que são pensamentos que nascem das experiências passadas, dos medos …

Muitas vezes a vida nos coloca, sim, em situações dolorosas, mas com o objetivo de impulsionar o nosso desenvolvimento, de nos fazer crescer. Quando vivemos a dor, aprendemos com ela e a deixamos ir embora, crescemos. A dor não é local de morada mas de transformação. Não tem que ser vivida como um sofrimento eterno.

Se um relacionamento termina, por exemplo, ficamos muito tristes, claro, sentimos uma dor emocional que vai durar um tempo mas vai passar se eu não ficar me lamentando mas escolher me perguntar ‘o que eu tenho que aprender com isso?’

O autoconhecimento nos ajuda a lidar com as nossas emoções e sentimentos sem deixar que eles tomem conta da nossa mente, da nossa vida. Eu não nego a minha dor, eu deixo as emoções fluirem, respeito o tempo que elas precisam se manifestar mas fico atento para perceber quando chega a hora de dizer ‘assim ja é suficiente’ e escolher o que fazer a partir dessa nova realidade. Porque, como diz a frase: “a dor é inevitável mas o sofrimento é uma escolha.”

A Terapia Floral, a EFT e o Círculo de Mulheres nos ajudam neste processo de autoconhecimento nos dando uma maior autopercepção para conseguirmos restaurar o nosso equilíbrio emocional.

Eliana 🌻

*****************************************************

“Acolha as suas dores emocionais, permita-se vivê-las quando surgirem, pois faz parte do processo, mas permita-se também soltá-las para que você consiga lidar com uma nova realidade de forma saudável e equilibrada. Escolha sempre você e não sofrimento.”

(Eliana Tudda)

*****************************************************
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s