Como hoje se comemora o Dia Internacional do Voluntariado, gostaria de falar sobre uma reportagem muito interessante que li a respeito de um documentário intitulado “Born into brothels : Calcutta’s Red Light Kids” (ano: 2004; premiado com o Oscar), da fotógrafa Zana Briski, que por anos ensinou às crianças indianas do bairro da ‘Luz Vermelha’ de Calcutá a força liberatória da fotografia.
Apesar de existir uma lei, na Índia, contra o trabalho infantil, essas crianças são obrigadas a faxinar a casa desde às 4h da manhã e a tomar conta dos irmãos menores, enquanto suas mães se prostituem. Mas com suas fotografias elas tentam mudar seus destinos e alguns conseguem, pagando (com a venda das fotos) o próprio estudo em Calcutá ou até no exterior! Mas há os que abandonam os estudos e até, entre as meninas, quem siga os passos da mãe se prostituindo.
Mas Zana Briski não desiste e com a associação ‘Kids with cameras‘ deu início a projetos semelhantes também no Haiti, com as meninas usadas como trabalhadoras domésticas; em Jerusalém, com crianças israelenses e palestinas; e no Cairo, com um grupo de crianças que vive recolhendo o lixo pelas ruas da cidade.
Esse tipo de trabalho é de extrema importância para o futuro de crianças que, de outra forma, já teriam seu destino marcado e com um desfecho muito triste!
O mundo precisa de muitas ‘Zana Briski’! E elas estão por toda a parte! 😉
Para quem ainda não conhecia o documentário, clique para ver o trailer.
Eliana
****************************************************************
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
(Franz Kafka)
****************************************************************