Este exercício de respiração serve para equilibrar as polaridades negativa e positiva do corpo e também ajuda a relaxar e a manter a concentração. Se chama “respiração com os braços cruzados”. Retirei do livro “Il codice della felicità”, que li recentemente e adorei! Vi que também tem em português, no site do Buscapé.
♦ Sentado, cruze os tornozelos colocando o esquerdo sobre o direito.
♦ Coloque a mão esquerda no tórax de modo que os dedos se apoiem sobre a clavícula direita. E coloque a mão direita por sobre a esquerda de modo que os dedos se apoiem sobre a clavícula esquerda.
♦ Inspire pelo nariz e expire pela boca.
♦ Ao inspirar, toque o palato com a ponta da língua exatamente atrás dos dentes incisivos.
♦ Ao expirar, deixe a língua repousar atrás dos dentes da arcada inferior.
♦ Respire lenta e uniformemente, de forma relaxada, por uns 10 minutos.
♦ E faça a respiração abdominal, ou seja, ao inspirar encha o abdômen e ao expirar esvazie-o.
Resumindo a explicação dada pelos autores, uma inversão de polaridade, também dita desorganização do biocampo, pode acontecer por vários motivos: uma exposição constante aos campos eletromagnéticos (computador, celular, televisão …), exposição às luzes neon, contato com substâncias químicas fortes (sovente, gasolina …) e até mesmo com os produtos de limpeza que usamos diariamente em nossa casa. Outros fatores são de fundo emocional: traumas, estressse, emoções negativas intensas (ou não, por exemplo, o simples fato de se aborrecer no trânsito já é um fator de risco). E também podemos ser atingidos pelo estresse das pessoas com quem convivemos, pois a desorganização elétrica de uma pessoa que esteja fisicamente próxima a nós pode nos ser transmitida por indução. Independente do que nos causa a inversão de polaridade, quando esta for crônica nos causará um gradual e grave deterioramento da nossa saúde. Por isso a importância de termos em mente quais são os fatores de risco para tentarmos minimizar a sua influência negativa em nosso organismo.
Mas somos organismos projetados para nos autocorrigir e nos autocurar, o que significa que existem várias atividades humanas que fazemos naturalmente, sem nem pensar, e que corrigem os efeitos da inversão de polaridade. O simples ato de respirar (de forma plena, regular e livremente) permite ao corpo de manter a própria organização elêtrica. Quando andamos, engatinhamos, corremos, nadamos, etc, o movimento que se faz com pernas e braços cruzando a linha média do corpo (a linha imaginária que divide o corpo ao meio) faz com que os dois hemisférios do cérebro interajam e restabeleçam a paridade, criando um equilíbrio físico e elétrico.
Bastam poucos minutos deste exercício (até mesmo só dois minutos) e o bem-estar que ele nos dará será muito significativo e profundo. Quando incluímos regularmente no nosso dia-a-dia simples técnicas corretivas percebemos mudanças de vários tipos na nossa vida. Mudanças inicialmente sutis que, com a prática, se tornam profundas.
É experimentar pra ver! Façam. Vocês só têm a ganhar! 👏👏👏
Eliana
*************************************************
“Sigo a harmonia, busco a paz, cultivo a saude e vivo o amor.”
*************************************************