Cada um de nós enxerga o outro através do que acredita ser correto para si mesmo (e temos admiração por aquela pessoa) e também através de suas próprias deficiências (e criticamos no outro o que, no fundo, não aceitamos em nós mesmos).
Todos os relacionamentos são espelhos, nos mostram como nós somos. E como somos todos seres com qualidades e defeitos (conceitos esses subjetivos …), sempre vai ter alguém para nos admirar e para nos criticar, assim como não estamos isentos de fazer o mesmo com os outros.
Mas tenhamos em mente que as críticas só têm valor quando são construtivas, ou seja, quando contribuem para o crescimento pessoal da outra pessoa. E, mesmo assim, temos que saber como expressá-las, afinal ninguém gosta de ser criticado, né?
Já as críticas destrutivas devem realmente ser evitadas porque não passam de reclamações e projeções das nossas próprias insatisfações e frustrações.
Como bem diz o ditado, quando apontamos um dedo para o outro, três ficam apontados para nós mesmos.
O melhor a fazer, então, é nos aproveitarmos desses “espelhos” para crescermos. Basta estarmos abertos para identificarmos e aceitarmos o que nos incomoda e o primeiro passo terá sido dado.
Eliana
***************************
“Não perca tempo criticando o outro.
Use o seu tempo e a sua energia para investir em seu próprio crescimento pessoal.”
(Eliana Tudda)
***************************
▶ Siga o blog, curta o post, escreva um comentário, compartilhe com quem você acha que pode se beneficiar com o conteúdo. 🤗
#relacionamentos #relacionamentosespelhos #qualidades #defeitos #criticas #criticasconstrutivas #criticasdestrutivas #frustrações
#insatisfações #crescimentopessoal #autoconhecimento #autoconhecimentoeharmonia